Heloisa Fleury

Psicóloga com mais de 30 anos de experiência em psicoterapia. Além da atuação clínica, exerce atividades acadêmicas e de pesquisa em instituições reconhecidas, produzindo conhecimento e visando ao constante contato com inovações em Psicologia.


Docente em Pós-Graduação

Atuou como docente no Instituto Sedes Sapientiae, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e em outras instituições como docente convidada.


Palestrante

Palestrante convidada em congressos nacionais e internacionais.


Livros e artigos

Organizadora de oito livros, publicou também capítulos em livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Heloisa Junqueira Fleury
Psicóloga
CRP 06/2.167

Experiência em gestão

Além de psicóloga clínica, também foi gestora em instituições nacionais e internacionais.

 

International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP)

Minha história na Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (IAGP) começou há 20 anos, desde quando me afiliei à associação!! Nessa época, eu começava minha participação na Diretoria Executiva da Febrap. A convite do amigo José Fonseca, iniciamos uma rica parceria com a IAGP, representando o Psicodrama brasileiro, o que culminou com a organização do 16º Congresso Internacional da IAGP, em 2006, que foi uma excelente oportunidade de troca com colegas de 45 países e de apresentação do nosso Psicodrama aos mais de mil participantes. Esse congresso deu visibilidade à pujança do Psicodrama e outras práticas grupais na América do Sul. Fui membro do Board da IAGP por nove anos, inicialmente como coordenadora do Programa Científico do Congresso, depois como coordenadora da Seção Transcultural e finalmente como Tesoureira, quando passei a fazer parte do Executivo da IAGP. Ao final desse período de participação mais ativa, fui agraciada com o título de fellow, em 2012. Foram oportunidades de crescimento pessoal e profissional, participando das reuniões e dos congressos, convivendo com pessoas de diferentes culturas e de diferentes abordagens teóricas. Após tantos anos, reconheço a importância dessas experiências no meu crescimento pessoal e profissional, mas a riqueza maior foram os amigos do mundo todo.

Recentemente, fui convidada para compor o Comitê Científico do 21º Congresso Internacional da IAGP, que ocorrerá em Vancouver, Canadá, de 24 a 27 de julho de 2021.

 

Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap)

Minha história na Febrap começou na sequência da minha atuação como docente, coordenadora de ensino e coordenadora-geral do departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes). Participei inicialmente das reuniões da Febrap, representando o DPSedes até ser convidada para a Diretoria Administrativa-Financeira da Federação, em 1987. Depois fui eleita Presidente (biênios: 1999-2000 e 2001-2002). Em 2003, apresentei, em Istambul, Turquia, a proposta da Febrap para sediar o 16º Congresso Internacional da IAGP. Nessa ocasião, apresentei um pôster produzido como avaliação final da gestão 2001-2002 da Febrap, encerrando meus seis anos na Diretoria Executiva, no qual expressava a diversidade das práticas grupais no Brasil. Esse pôster foi agraciado com o Prêmio Abdulkadir Ozbek Award. Passei a atuar mais ativamente na IAGP, organizando o Congresso Internacional e depois em diferentes funções na Diretoria. Em 2012, recebi o honroso convite para a função de editora da Revista Brasileira de Psicodrama, publicação oficial da Febrap, atividade que mantenho até hoje. Sou muito grata pelas oportunidades que tive de acompanhar de muito perto a evolução do Psicodrama e das práticas grupais no Brasil e no exterior.